Go to...

A Associação

Assoc1

Esta Associação foi fundada em 2 de Maio de 1977, através de escritura pública, pelos senhores:

José Inácio Carneiro;

Belmiro Pereira Parente;

Joaquim Pinto dos Santos;

Afonso da Silva;

Abílio Carneiro Pereira;

Agostinho Matias Pereira;

João Augusto Matias Pereira;

José Cancêlo da Silva;

José Fernando Carneiro Pereira;

José Manuel Carneiro Pereira.

Estamos inseridos num meio rural, onde uma grande percentagem da população é jovem e foi a pensar neles e para eles que esta associação foi criada, para a ocupação dos seus tempos de lazer e convívio.

Nos primeiros anos da sua existência, a preocupação dos seus directores e associados foi adquirir uma sede própria, a qual foi conseguida através da cedência, por parte do Ministério da Educação, de um edifício em ruínas (antiga escola primária).

Foi feita a sua reconstrução e ampliação com a ajuda de alguns subsídios e com a colaboração das pessoas da aldeia.

Dado o crescimento que esta associação teve ao longo dos anos, houve necessidade de, mais uma vez, se reconstruir e ampliar a sua sede social, actual edifício, que foi inaugurada em Setembro de 1999.

Tivemos em funcionamento, durante vários anos, o Curso Geral de Educação de Adultos, onde muitas pessoas aprenderam a ler e a escrever e outras concluíram a 4ª Classe.

Construímos um edifício totalmente novo onde funcionou, durante vários anos, o Jardim Infantil.

Esta associação foi considerada com o estatuto de “Utilidade Pública” em 14 de Maio de 1991, publicação feita em Diário da República, II Série, nº. 110.

Temos um recinto desportivo, com todas as condições para a prática de futebol, ao qual foi dado o nome de “Campo Padre José Tavares”, que compreende campo de futebol e respectivos balneários que foi inaugurado na época desportiva de 1994/1995.

Mais recentemente foram feitas obras de ampliação do mesmo, tendo sido inaugurado na época desportiva de 2012/2013.

Fomos inscritos na Associação de Futebol de Viseu, com uma equipa de futebol sénior, na época de 1980/1981, na 3ª Divisão Distrital. Depois de várias subidas e algumas descidas de divisão, estamos nesta época na 1ª Divisão da A.F. de Viseu.

Temos um Rancho Folclórico que tem tantos anos quantos a associação. No entanto, foi a partir de 1992 que foi feito um levantamento mais profundo sobre os trajes e canções relacionados com a aldeia e povoações vizinhas.

Em 1994 gravou a sua primeira e única cassete.

Temos organizado e participado em diversos Festivais de Folclore, em festas e romarias, em eventos organizados pela Câmara Municipal e já actuamos em Espanha e na Suíça.

Temos um grupo coral denominado “ENCANTA LAMELAS” e um grupo de dança denominado “Like Dance” que têm actuado em diversos eventos organizados por esta Associação, Câmara Municipal e outras entidades.

Temos desenvolvido, ao longo dos anos, outras actividades, nomeadamente torneios de ténis de mesa, futebol de 5, cartas, etc.