A Nossa História

 

 

História_Logótipo

 

A Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Lamelas foi fundada a 2 de Maio de 1977, através de uma escritura pública pelos seus fundadores:

  • José Inácio Carneiro
  • Belmiro Pereira Parente
  • Joaquim Pinto dos Santos
  • Afonso da Silva
  • Abílio Carneiro Pereira
  • Agostinho Matias Pereira
  • João Augusto Matias Pereira
  • José Cancêlo da Silva
  • José Fernando Carneiro Pereira
  • José Manuel Carneiro Pereira

Estamos inseridos num meio rural, onde uma grande percentagem da população é jovem, e foi a pensar neles e para eles que esta associação foi criada, para a ocupação dos seus tempos de lazer e convívio.

Nos primeiros anos de existência, a preocupação e objetivo dos diretores bem como dos associados, era adquirir uma sede própria, a qual foi conseguida através da cedência, por parte do Ministério da Educação, de um edifício em ruínas (antiga escola primária). Alguns anos mais tarde, foi feita uma reconstrução e ampliação do espaço, com a ajuda de alguns subsídios e a colaboração das pessoas da aldeia.

Dado o crescimento desta associação ao longo dos anos, houve necessidade de uma vez mais se reconstruir e ampliar a sede social, transformando-a no edifício que preservamos atualmente, tendo este sido inaugurado em Setembro de 1999.

Durante vários anos, tivemos em funcionamento, o Curso Geral de Educação de Adultos, onde muitas pessoas aprenderam a ler e a escrever, e outras concluíram a 4ª Classe. Seguindo esta vertente, verificou-se a necessidade de construir um novo espaço, que funcionou durante alguns como Jardim Infantil.

Esta associação foi considerada com o estatuto de “Utilidade Pública” em 14 de Maio de 1991, publicação feita no Diário da República, II Série, nº. 110.

Detemos um recinto desportivo, com todas as condições para a prática de futebol, o qual foi intitulado “Campo Padre José Tavares”, que compreende campo de futebol e respetivos balneários, tendo sido inaugurado na época desportiva de 1994/1995. Anos mais tarde foram feitas obras de ampliação, tendo sido inaugurado na época desportiva de 2012/2013.

Na época de 1980/1981 fomos inscritos na Associação de Futebol de Viseu, com uma equipa de futebol sénior, a competir na 3ª Divisão Distrital. Depois de várias subidas e algumas descidas de divisão, estamos atualmente a competir na Divisão de Honra da AF de Viseu.

Durante muitos anos, tivemos um grupo de Rancho Folclórico, tendo este surgido nos primeiros anos de existência da associação. Em 1992, foi feito um levantamento acerca dos trajes e canções relacionados com a aldeia e povoações vizinhas, e posteriormente, já em 1994 o grupo gravou a sua primeira e única cassete. Ao longo dos vários anos, organizámos e participámos em diversos Festivais de Folclore, em festas e romarias, em eventos organizados pela Câmara Municipal e até mesmo eventos internacionais, organizados em Espanha e na Suíça.

Atualmente, temos associados, um grupo coral denominado “EnCanta Lamelas” e um grupo de dança denominado “Like Dance”. Ambos se mantêm ativos, participando nos mais variados eventos organizados pela própria associação, pela Câmara Municipal e outras entidades.

Ao longo dos anos, temos sido uma associação proativa, desenvolvendo atividades de áreas diversas, nomeadamente:
-organização de eventos de convívio;
-torneios de ténis de mesa;
-futebol de 5;
-cartas, entre outros.

Permanecemos com os nossos objetivos claros, de promover o desporto e a cultura junto da comunidade onde nos inserimos, promovendo também laços de amizade e solidariedade com a mesma.