Rancho Folclórico

A ACDR Lamelas, manteve durante muitos anos um grupo de Rancho Folclórico, uma vez que este surgiu nos primeiros anos de existência da associação. Em 1992, surgiu a necessidade de fazer um levantamento acerca dos trajes e canções relacionados com a aldeia e povoações vizinhas, para posteriormente, em 1994 o grupo gravar a sua primeira e única cassete. Alguns anos mais tarde, já em 2009, o grupo fez também uma participação num DVD acerca de danças típicas do concelho de Castro Daire, intitulado “Danças e Teatros de Castro Daire”.

Ao longo dos vários anos, o grupo participou nos mais variados eventos, desde os Festivais de Folclore organizados pela própria associação, a outros organizados por outras entidades, participou também em festas e romarias, eventos culturais da região, e chegou mesmo a participar em eventos internacionais em Espanha e na Suiça.

Atualmente, preservamos esta história, bem com as boas memórias que lhe estão associadas, com esperança de um dia recuperar estas tradições tão características da nossa região.